quarta-feira, 1 de maio de 2013

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Curso - A Criança: seu brinquedo e o brincar à luz da Psicanálise (http://www.learncafe.com)



Observando como uma criança brinca ou desenha, pode-se fazer uma leitura de como ela pensa, sente, interage e se organiza frente à realidade. A leitura desafiante do modo de brincar de uma criança poderá dar conta da maneira como ela é capaz de interagir com as pessoas e situações, prazerosa ou não e ainda, refletir sua estruturação mental no nível cognitivo e afetivo-emocional.


À medida que a criança amplia sua realidade externa ela sente a necessidade de uma organização interna.
Para melhor compreensão do tema em questão torna-se necessário discorrer acerca da evolução das brincadeiras na curva do desenvolvimento da criança.

De zero a dois anos
É um período de grandes transformações.
Desde o nascimento o bebê aprende a lidar com o próprio corpo. Do primeiro ao terceiro mês a brincadeira consiste em sorrir em resposta e tem como característica o brincar repetitivo e funcional, com partes do próprio corpo, como por exemplo, com a mãozinha. Por volta do quarto mês; já se pode falar que há uma relativa intencionalidade na ação. O bebê é capaz de interagir com um objeto fora do próprio corpo, como por exemplo, ao balançar um móbile. No sexto mês ele começa a brincar com sons molhados em língua e lábios. Aos oito meses já há uma intencionalidade das ações. A consciência de si e do outro, assim como a representação simbólica evoluem gradualmente. A criança entende o significado da palavra não. Neste período já faz um "teatrinho ritualístico" em situações significativas para ela tais como, na hora de dormir, comer ou se despedir dos pais, e reclama quando alguém tenta tirar um objeto que lhe seja muito significativo. Nesta faixa etária é comum a criança sentir-se atraída pelos brinquedos falantes ou sonoros.

Dos 12 aos 18 meses ela torna-se capaz de representar sua ação internamente usando manifestações simbólicas para interagir com o meio. Nesta faixa etária a criança bate palminhas, aponta um objeto desejado, fala "mamã" e "papá" com significado, dá "tchau". Observa-se que nas brincadeiras nesta faixa etária representam a forma de pensar da criança e assim, "ser capaz de introjetar uma situação vivida através de imagens mentais e projetá-la em outro contexto, através de cenas imaginárias (OLIVEIRA, 2009, p.29)". De um ano e meio aos dois anos as brincadeiras se organizam em torno do corpo, principalmente entre as pernas e região genital. Os brinquedos que mais atraem as crianças nesta fase são os brinquedos de empurrar e puxar como os carrinhos, bola, brinquedos de montar e desmontar, abrir e fechar, formas geométricas para encaixa e empilhar, brinquedos musicais e livros coloridos com ilustrações simples.



De dois a quatro anos





Nessa fase a criança busca através da brincadeira reviver situações que lhes foram significativas seja como ela as viu ou como ela gostaria que tivesse acontecido. Através da brincadeira simbólica ela aprende a vivenciar e diferenciar a realidade da fantasia. Por estarem muito próximas aos sonhos, estas brincadeiras oportunizam a criança a representar situações carregadas de afeto e emoção e ainda, favorece a criança a elaborar de forma criativa seus conteúdos angustiantes.

Portanto, a escolha da brincadeira pela criança é motivada por processos íntimos, angústias e desejos. Habitualmente a brincadeira nesta fase é solitária (WINNICOTT, 1977). Os brinquedos preferidos das crianças neste período são os que imitam a vidada em família, cenas do seu cotidiano como, por exemplo, médico, motorista, frentista, professor e outros.

A brincadeira simbólica nesta faixa etária tem como característica o pensamento mágico e anímico. As crianças dão vida aos objetos, atribui-lhes sensações, emoções e conversam com eles. Estas brincadeiras proporcionam a criança a vivenciar vários papéis.

De quatro a seis anos
Após os quatro anos, as brincadeiras adquirem características sociais, aproximando-se da realidade objetiva. As crianças prefere brincar com a participação de varias crianças encenando uma situação. É a fase do mundo imaginário, a época do faz-de-conta. Os brinquedos preferidos pela criança nesta fase são os que a auxiliem a entrar no mundo da fantasia, como por exemplo: fantoches, livros de histórias, casa de boneca, utensílios domésticos, dinheirinho de brinquedo, carrinhos, posto de gasolina, motos, aviões, bonecos de ação, roupas de fantasia, maleta de médico, Triciclos, bicicletas com rodinhas.


A partir dos sete anos
As crianças a partir dos sete anos já sabem somar, ler e escrever. .A partir dos sete anos a criança dará preferencia aos jogos de estratégias simples como jogo da velha, dama e trilha. Dos nove anos em diante ela passa a se interessar por atividades mais complexas, como jogos de regras e de raciocínio, quebra-cabeça, jogo da memória, futebol de botão, jogos de competição (queimado, futebol), jogos eletrônicos.
















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