segunda-feira, 30 de abril de 2012

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA

Olá pessoal!
Durante o mês de abril, trabalhamos na escola Educativa o projeto: "Tesouros do saber". Estarei partilhando com vocês algumas atividades que desenvolvi junto com a minha turminha do Maternal II. Espero que gostem!
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL II:
1º DIA:
OBJETIVOS: 
  • Conversar, comunicar, relatar vivências e expressar opinião.
  • Ampliar repertórios de contos.
  • Desenhar personagens relacionados aos cenários observados. 

Y  Apresentação do projeto: “Tesouros do saber”. Pedir que as crianças retirem de dentro de um saco papéis com trechos de uma história (clássicos) e observar se eles conseguem identificar a história, por exemplo:
          *          A vovó ficou na barriga do lobo. (Chapeuzinho Vermelho)
          *          A bruxa deu a ela uma maçã envenenada. (Branca de Neve)
          *          O lobo soprou e derrubou a casa. (Os três porquinhos)
Y  Levar para sala livros que trazem histórias ambientadas em florestas e em castelos. Deixar que manuseem a vontade sempre enfatizando os cuidados que devemos ter ao utilizá-los.
     Y Solicitar que observem a imagem com vários cenários de histórias infantis e que descrevam sobre o que estão observando.
Y  Perguntar quem eles imaginam morar nesse lugar;
Y  Oferecer figuras geométricas para que as crianças componham os personagens do cenário.

SUGESTÃO:

Y CRIAR A “HORA DA HISTÓRIA”, SENDO O MELHOR HORÁRIO DEPOIS DO PARQUE PARA ACALMAR AS CRIANÇAS.
2º DIA:
OBJETIVOS:
  • Ampliar o vocabulário.
  • Nomear objetos.
  • Trabalhar atenção e concentração
  • Y Hoje na aula de inglês conhecemos uma nova palavra: STORY (história). Retiramos de dentro da caixa surpresa, vários objetos e sempre que surgia um livro de história, todos falavam: STORY e quando eram retirados outros objetos, todos colocavam as mãozinhas na boca, sinalizando que nada se podia falar. Assistimos ao filme TOY STORY.
    SUGESTÃO DE FILME: TOY STORY:

 
3º DIA:
OBJETIVOS:
  • Observar a presença de texto verbal (legendas) e não verbal (imagens).
  • Escutar a narrativa.
  • Expressar-se oralmente sobre o enredo da história.
  • Recontar a  história utilizando fantoche. 
Y CANTINHO DO BILHETE – Como  as crianças gostam muito de “escrever” bilhetinhos, vamos criar esse cantinho. Cada semana, um  grupo de crianças será escolhido para receber bilhetinhos dos colegas. Os bilhetinhos endereçados aos colegas serão afixados num mural para que todos possam lê-los. Vou contar com o auxílio da família nessa atividade.
 
SUGESTÃO DO BILHETE PARA ENVIAR PARA OS PAIS: CANTINHO DO BILHETE:



YProvidenciar um um cantinho agradável com tapete, almofadas... para a apreciação da história Os três porquinhos. Apresentar a história através do teatro de fantoches.
Y Após ouvir a história, conversar sobre o que ouviram: quais são os personagens; sobre a atitude de cada um deles; quais materiais foram usados na construção e qual o mais resistente (levar amostras de cada um dos materiais para que as crianças possam ter contato), etc.


4º DIA:
OBJETIVOS:
  • Realizar a leitura de imagens com palavras.

Y Hoje na aula de inglês confeccionamos os personagens da historia Os três porquinhos com garrafas descartáveis e conhecemos uma nova palavra: PIG (PORCO). Depois, no Mural com gravuras escondidas, tentamos descobrir quais eram as que estavam cobertas. Em seguida visualizamos as palavras com as imagens e fizemos a leitura: LOBO, CASA e PIG.

                                                  


5º DIA:
OBJETIVOS:
  • Trabalhar a atenção e imaginação.
  • Representar idéias por meio de desenhos.
Y  Apresentar a Maleta de histórias com um livro dentro junto com um caderno de registro, que será levada por uma criança diariamente para casa, e será partilhada com a turma no dia seguinte na rodinha.

CONFECCIONEI UM CADERNO DE REGISTRO. SEGUE COMO SUGESTÃO






6º DIA:
OBJETIVOS:
  • Estimular a criatividade.
  • Ampliar o vocabulário com novas palavras.
Sugestão de filme Pink Dink Doo – Caixa de histórias. Pink é uma menina com muita imaginação, ela adora viajar pelo mundo da fantasia. Ao inventar suas histórias, estimula a criatividade e apresenta novas palavras ao vocabulário. Ao final do filme, é apresentado um jogo interativo.



7º DIA:
OBJETIVOS:
  • Interpretar história.

Y  Contar a história Cachinhos Dourados através da técnica Pote de contar história.
     Estava pesquisando na internet, algumas sugestões de técnicas para contar história, então encontrei essa do pote do sorvete. Confeccionei uma com a história da Cachinhos Dourados e as crianças amaram.
                                              


8º DIA:
OBJETIVOS:
  • Conhecer vida e obra da autora Ruth Rocha.
   Y  Conhecer vida e obra de um autor – E a escolhida foi Ruth Rocha!Levar uma foto da Ruth Rocha e contar um pouco da sua história. Mostrar as crianças alguns dos seus livros, mas antes perguntar se eles sabem o que é um autor e o que ele faz, se conhecem algum...
     Y  História: Bom dia, todas as cores! Ruth Rocha - Uma história como recurso à aprendizagem das cores e abordagem ao tema da autoconfiança e individualidade.
                                     


9º DIA:
OBJETIVOS:
  • Despertar atenção, concentração e imaginação.

Y  Contar a história Rapunzel com fantoches de garrafa pet e em outro momento através da Luva de história

Y  Conversar sobre a história – se gostaram, de qual parte mais gostaram, quais são os personagens, onde a história acontece.



10º DIA:
OBJETIVOS:
  • Participar da elaboração de texto coletivo.
  • Expressar-se oralmente.
  • Refletir sobre a sequencia de fatos da história.

Y  Encaixa-história: Colocar várias figuras dentro da caixa, contemplando cenário, personagens e objetos diversos – criar uma história com os elementos sorteados de dentro da caixa.
     Elaborar um texto coletivo com as sugestões das crianças.

11º DIA:
OBJETIVOS:
  • Ampliar Vocabulário.
  • Estimular a atenção e concentração

Y  Na aula de inglês participamos da brincadeira: Vamos brincar no bosque enquanto seu WOLF (lobo) não vem! Depois exercitamos nossa atenção e concentração, montando um quebra-cabeça de um WOLF.


12º DIA:
OBJETIVOS:
  • Despertar, atenção, concentração e a imaginação.

Y  FILME – A aventura dos contos de fadas da Dora – Dora vive uma aventura dentro dos clássicos infantis.


13º DIA:
OBJETIVOS:
  • Participar da organização de brincadeira de faz de conta.
  • Caracterizar-se para imitar personagens.
Y  Providenciar diferentes materiais para a brincadeira de faz de conta: tecidos, chapéus, bolsas, leques, escovas, enfeites de cabelos...
Y    Montar o Baú da fantasia


0 comentários: