segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

TRILHA FONEMAS

O jogo Trilha dos fonemas tem como objetivo desenvolver as habilidades da consciência de significados dos fonemas e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças que estão no processo de alfabetização.
Durante o jogo junto com a criança avaliar, refletir sobre como se desenvolve a atividade, podendo fazer ajustes em suas estratégias de aprendizagem de maneira que ela se torne cada vez mais autônoma. É importante sempre que necessário prestar assistência à criança quando sentir que a mesma demonstra dificuldades em identificar e reconhecer os fonemas.
Como a fase de generalização dos fonemas e grafemas no trabalho desenvolvido com as crianças algumas vezes é demorada, o jogo pode tornar essa etapa mais divertida e certamente a criança aprenderá e apresentará um desenvolvimento mais rápido.
Esse jogo é uma maneira lúdica de fazer uma sondagem das letras e sílabas que a criança já domina e as quais precisam ser trabalhadas. Registrar as letras e/ou sílabas que a criança conseguiu e em outro dia propor um novo desafio.

Instruções – Trilha
COMPONENTES: 2, 3 ou 4 jogadores.
OBJETIVO: Ultrapassar o ponto de chegada.
COMO JOGAR: Cada jogador escolhe um pião e o coloca no ponto de partida. Inicia aquele que tirar o maior número no dado. O primeiro jogador lança o dado e avança o seu pião para a “casinha” conforme o número de pontos que tirar. A criança deverá dizer o nome da figura e com que letra começa. Se houver uma ordem, deverá executá-la.

 Observações importantes:
  1. Dependendo do nível de atenção e dificuldade da criança, elaborar uma trilha com menos ou mais fonemas. Do contrário poderá exigir um nível de desempenho mental que a criança não resiste por muito tempo e perca o interesse pelo jogo.
  2. Quando confeccionar a trilha ter o cuidado de colocar os fonemas que a criança já conheça. Isso ajudará na autoestima.
  3. Se a criança não souber o fonema, você ajudará se fizer alguma associação com algo que seja do interesse dela.

TÉRMINO DO JOGO: O jogo termina quando um jogador ultrapassar o ponto de chegada. Este será o vencedor.


Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

5 Passos para o Diagnóstico do TEA