sábado, 24 de novembro de 2012

RELATÓRIO INDIVIDUAL


Olá!

Esse artigo sobre relatório individual foi retirado do blog: http://edupaixao.blogspot.com.br

“A avaliação é ‘movimento’, é ação e reflexão. À medida que as crianças realizam
suas tarefas, efetivam muitas conquistas".
(HOFFMANN)
RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO
Principalmente na educação infantil os relátorios das crianças revelam seus avanços diários , as observações são feitas com requintes de detalhes para que não percamos nenhum momento do seu desenvolvimento. Avaliar envolve valor e valor envolve pessoa. Avaliação é fundamentalmente acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem. A avaliação entendida como ato de acolher requer um olhar sem preconceitos, um dinamismo na prática docente e uma profunda vontade de efetivar uma prática que leve à transformação de conteúdos curriculares à ações vivificadas.
RELATÓRIO
É uma narração ou descrição verbal ou escrita, ordenada, minuciosa de um determinado fato . O relatório do desenvolvimento do aluno tem por objetivo levar o professor a acompanhar o processo de construção do conhecimento do aluno e intervir quando necessário no sentido de contribuir para o desenvolvimento integral, juntamente com a família, no processo de aprendizagem.
Temos que escolher adequadamente as palavras, expressões e citações a serem introduzidas no texto do relatório.
Consideramos a criança como um ser em constante desenvolvimento e temos que ter um olhar global do seu desenvolvimento, enxergando o antes, o agora e o futuro próximo.
Segue alguns verbos que poderão ser usados no relatório do desenvolvimento dos seus alunos:
·         Demonstrar, identificar, interessar, interagir, arriscar, comentar, empregar, discenir, reconhecer, valorizar, construir, avançar, desafiar, observar, montar, criar, estabelecer, classificar, comunicar, utilizar,analisar despertar, seguir, reagir, ler, compreender,agir, distinguir, participar, encontrar, habilitar, propor, interagir,alcançar, definir, levantar, completar, realizar, proporcionar,construir, enriquecer, atender, orientar, traçar, perguntar, perceber, ampliar, criar, contribuir, atingir, auxiliar, oferecer, dirigir, apresentar, colaborar, elaborar, revelar, preparar, sugerir, dispersar, brincar, movimentar, experimentar, manusear
Todos os aspectos do desenvolvimento da criança tem que ser apontado de uma forma que ao ler os pais visualizem o crescimento dos filhos ,sempre de forma positiva e que percebam os trabalhos desenvolvidos, o olhar e os procedimentos que o professor introduziu para intervir nesse processo importante da criança,
O desenho: instrumento de observação do desenvolvimento da criança.
“Claro que há respostas certas e erradas. O
 
equivoco está em ensinar ao aluno que é disto
 
que a ciência, o saber, a vida são feitos. E com
 
isto, ao aprender as respostas certas, os alunos
 
desaprendem a arte de se aventurar e de errar,
 
sem saber que, para uma resposta certa,
 
milhares de tentativas erradas devem ser feitas.
 
Espero que haja um dia em que os alunos serão
 
avaliados também pela ousadia de seus vôos...
 
Pois isto também é conhecimento”
 
Rubem Alves
 
De médico e louco todo mundo tem um pouco, menos nós "Professores".


Cuidado com a escrita do seu relatório, somos professores
e não podemos diagnosticar nenhum distúrbios, doenças, etc..
Somente um especialista no
assunto pode dizer com certeza o problema que
está afetando seu aprendizado.
Temos que ter consciência que observamos o
desenvolvimento educacional e aspectos que possam estar interferindo nesse desenvolvimento.

Outro ponto que temos que ter Cuidado é como escrevemos certas características ou

fatos ocorridos no decorrer da observação, a forma como se escreve pode trazer problemas para o professor, os responsáveis poderão sentir-se ofendidos, assim como interpretar como uma humilhação, um descaso, um constrangimento para os filhos, causando transtornos e até processo para o professor que muitas vezes não teve a intenção." O relatório é um documento escrito e assinado pelo professor".

Assim como a agenda que é uma forma de registro.

Segue alguns exemplos da forma de expressões do senso comum da escrita e da forma mais clássica da mesma escrita:

A Criança é:

Mentirosa- Utiliza-se de inverdade para justificar seus erros.

Tagarela/ Conversa demais- Não respeita o momento de falar, não deixa os companheiros se expressarem.

Não sabe- Apresenta dificuldades nos conteúdos trabalhado até o momento, terá que rever alguns conteúdos.

Não tem Limites- Necessita rever as regras de convivência e combinados da sala, precisamos porém da paceria da família.

Tem costume de roubar- Apropria-se de objetos dos colegas.

É agressiva- Demonstra agressividade com os colegas, principalmente em disputas por brinquedos e conflitos diversos.

É relaxada- Não cuida dos seus pertences e materiais, não tem capricho.

Não tem apoio famíliar- Necessitamos da intervenção e parceria escola-família para que o desenvolvimento do aluno seja pleno.

É desobediente- Tem dificuldades em atender pedidos dos professores, funcionários e pessoas que a supervisionam/ Não compreende solicitações de adultos.

É distraída/Apática- Não interage nas atividades e brincadeiras propostas, distrai-se com facilidade, pouco se expressa com os colegas e professoras.

Fofoqueira- Demonstra preocupação com atitudes e ações dos colegas e esquecendo dos seus afazeres.

Vive atrás do professor- Demonstra carinho e apego a professora.

É dissimulada- Em conflitos é sempre vítima, mesmo estando clara a sua participação nos eventos.

É preguisosa- Não realiza as atividades propostas observa-se desânimo e cansaço, porém em outros momentos brinca e movimenta-se sem nenhum problema.

Boca suja-Apropria-se de palavras obscenas e pouco cordiais para se referir aos colegas, em momentos de conflitos e em brincadeiras diversas.

Egoista- Necessita de orientação para compreender a importância do brincar no coletivo e a dividir os brinquedos e brincadeiras com os demais.

Não para sentada-É uma criança inquieta, agitada, ansiosa... que não consegue sentar-se e prestar atenção a explicações e comandas


Na avaliação de educação infantil os pontos
principais são
os avanços e os aprendizados que as crianças
tiveram no semestre.
Registraremos
muito mais os pontos positivos e o negativos
dependendo deles uma conversa formal com os responsáveis
é a melhor solução para alguns comportamentos
indesejáveis.

Lembre-se

seu trabalho também é avaliado.

"Ação- reflexão-ação da Prática"

Marisa C. Nunes
Beijos! Andréa Cavalcante


PORTA-CD E.V.A




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Porta trecos

 
Olá!
Essa eu fiz para minha filhota Clara guardar suas pecinhas de montar. Utilizei lata de leite, base para artesanato em metais, tinta PVA, papel decoupage e verniz. Apesar de não entender de decoupage, me arrisquei rsrs... 



 
Tenha um feliz dia!
Andréa Cavalcante

BOLSINHA DE JOANINHA EM E.V.A

Olá!
Hoje cheguei em casa com uma vontade de criar algo! Foi então que peguei e.v.a, tinta, tesoura, botões, cola quente... e fiz essa linda bolsinha de joaninha. O que você achou? Deixe um recadinho! Ficarei muito feliz!!!



 
Andréa Cavalcante

POTE DE SORVETE DECORADA COM JEANS

Olá!
Essa idéia do pote de sorvete foi enviada pela Carla Muzzi. Não sei de quem foi a idéia, mas terei o prazer de dar os devidos créditos. Enfim, amei e resolvi pegar um jeans e fazer meu próprio pote, onde guardo os meus botões. Olha como ficou:

Tenha um feliz dia!
Andréa Cavalcante

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ÁRVORE DE NATAL MONTADA COM LIVROS

Que vontade de fazer uma!!! Amei!!!

Créditos: Baú da mamãe

GUIRLANDA COM GARRAFA PET

Ola!
Encontrei no Baú da mamãe e fiquei com muita vontade fazer. Muito linda, não acham?
 
Tenha um feliz dia!
Andréa Cavalcante

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


BOLSINHAS NATALINAS

Olá!
Olha gente, que fofura! Passeando pelo http://jacirinha.blogspot.com.br, encontrei essas lindas bolsinhas natalinas que podem ser feitas para os nossos pequeninos. Não são lindas?! Ainda vem com o molde! E mais abaixo vocês poderão conferir a responsável por essas lindas bolsinhas.



 
Tenha um feliz dia!

Vídeo: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


Olá!
No Dia Nacional da Consciência Negra ouvimos a história: Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado.
Depois da história conversamos a respeito do tema e
falamos da importância de aceitar cada pessoa como ela é, sem discriminação de raça ou cor.
Tenha um dia feliz!!! 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

BOLO COM CASCAS DE FRUTAS

Olha que delicia de bolo que a turma da Recreaçao preparou feito com cascas de frutas. E as cestinhas, feitas com caixas de leite. Que gracinhas!
Parabéns Karen, Paula e Vera!



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

QUEBRA-CABEÇA DE ANIMAIS

Apresentar a canção Sítio do seu Lobato, pedir que as crianças imitem o som de cada animal que é citado (galinha e cachorro) e conversar sobre esses animais – hábitos e características. Perceber as diferenças entre esses animais.
Entregar o quebra-cabeça e pedir que em duplas tentem organizar as partes para formar a imagem.

domingo, 14 de outubro de 2012

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bolo de caneca

Olha que delícia de receita para se fazer com as crianças e é bem fácil. 


Fonte: Revista Educação Infantil — O Guia da Professora

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

domingo, 30 de setembro de 2012

CAIXA DE INGLÊS

Olá queridos!
Olha o que preparei para trabalhar na aula de inglês com as crianças!
Uma caixinha de barrinha de cereal e E.V.A
 
Encapei toda a caixa com E.V.A: 
 
E dentro fiz uma bonequinha com um prendedor. A cada aula colocarei uma ficha com a palavra que trabalharei com a turma:
 
E a palavra de hoje é:
 
 BUTTERFLY!
 
Espero que gostem! Deixe seu comentário! Ficarei muito feliz! Beijos! Andréa Cavalcante
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 15 de setembro de 2012

Centopéia com garrafa pet e tampinhas


Olá pessoal!
Olha que encontrei na internet! Não é o máximo para fazer no dia das crianças?!
Beijos! Andréa Cavalcante

domingo, 9 de setembro de 2012

Areia e pedra

FONTE: EDUCAÇÃO INFANTIL - O GUIA DA PROFESSORA

História: O Lobo, a Borboleta e as Flores

História: O Lobo, a Borboleta e as Flores

ERA UMA VEZ UM LOBO CHAMADO BINHO, QUE VIVIA ANSIOSO ESPERANDO PELAS NOITES DE LUA CHEIA. ELE HAVIA SE APAIXONADO PELA LUA E PASSAVA NOITES INTEIRAS EM UMA INTERMINÁVEL SERENATA, UIVANDO E CONTEMPLANDO SUA AMADA:
___ AUUUUUU! AUUUUUUU!
SEU UIVO ECOAVA POR TODO O LUGAREJO. BINHO DORMIA O DIA INTEIRO. TAMBÉM PUDERA: PASSAVA A NOITE ACORDADO. UM BELO DIA, O LOBINHO, PREGUIÇOSO, SENTIU ALGO TOCAR EM SEU FOCINHO E ACORDOU MUITO BRAVO. ESSA BRAVEZA, NO ENTANTO, NÃO DUROU MUITO TEMPO, POIS BINHO FICOU MARAVILHADO COM A BELEZA DA INTRUSA BORBOLETA, QUE NÃO VINHA SOZINHA, MAS ACOMPANHADA DAS BELAS IRMÃZINHAS. ELAS POUSAVAM SOBRE AS COLORIDAS E PERFUMADAS FLORES, ANUNCIANDO UM NOVO AMANHECER. O LOBO, QUE NÃO É BOBO, DESCOBRIU QUE, ALÉM DOS ENCANTOS DA NOITE, VALIA A PENA ABRIR OS OLHOS MAIS CEDO PARA NÃO PERDER O MARAVILHOSO ESPETÁCULO DIÁRIO DA NATUREZA.
TEXTO E IDÉIA DE IZILDINHA HOUCH MICHESKI.
 
AS DOBRADURAS PARA TRABALHAR COM A HISTÓRIA:
O LOBO, A BORBOLETA E AS FLORES



 


FONTE: http://arco-ris.blogspot.com.br

PROJETO: PÁTRIA

Olá pessoal!
Sei que já é um pouco tarde, mas mesmo assim gostaria de postar algumas atividades que realizamos na Semana da Pátria. Foi uma semana de muitas descobertas.
 
1º momento:
Y Na roda de conversa falar sobre "O que é Pátria?". Deixar que as crianças falem livremente e observar suas respostas. Depois confeccionar um cartaz ilustrando nossa Pátria.

2º momento:
Y  Para que as crianças entendam melhor esse fato histórico, contar a história adaptando a idade delas. Mostrar uma imagem do dia 7 de setembro.

Y  Entregar para cada criança uma ficha com a palavra PÁTRIA e  pedir para completar a palavra com as letras faltosas. Depois solicitar que pintem as letras sorteadas pela professora, utilizando as cores verde, amarela e azul.
 
3º momento:
Y  INGLÊS – GREEN (VERDE) – Distribuir para as crianças as letras do alfabeto e deixá-las manuseando a vontade. Depois solicitar que separem as letras que formam a palavra BRASIL, estas estarão destacadas com a cor GREEN.
Depois na atividade de inglês, solicitar que colem grãos de arroz nas letras que formam o nome do nosso país.
4º momento:
Y  Apresentar o Hino Nacional ilustrado (Sugestão: Eventos Escolares)
Y  Entregar uma folha de papel para cada criança e canetinhas nas cores azul, amarela e verde. Colocar a música para tocar e pedir que prestem bastante atenção. Repetir a canção e solicitar que desenhem enquanto escutam o Hino. Ao final da atividade, organizar a turma em circulo e promover uma conversa. Perguntar se gostaram do Hino, se alguém já tinha escutado aquela canção e em quais ocasiões o Hino Nacional é executado (jogo de futebol, solenidades etc.).


 
 
 
 
 
 
 
5º momento:
Y  Passeata da Independência – Realizar uma passeata com os alunos caracterizados e com faixas. GRUPO DE DENÚNCIA: crianças com placas vermelhas, apontando as injustiças sociais (violência, fome, guerra); GRUPO ESPERANÇA: placas brancas, apontando as soluções (As crianças podem salvar o Brasil!); GRUPO VERDE: denunciando a destruição da natureza (Salve o verde! Não destruam a natureza!)
 
 
 
 Deixe um recadinho!!!
Y  Andrea CavalcanteY