segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

BOM DIA TODAS AS CORES!!!

Olá!!!
Lançamento do projeto "AS PALAVRINHAS MÁGICAS"
Durante a acolhida, as crianças do Colégio Primeiro de Janeiro participaram de vários momentos, onde puderam perceber a importância do uso das "palavrinhas mágicas" no dia a dia. Além disso, a partir da história "BOM DIA TODAS AS CORES!", descobriram o quanto é importante respeitar o outro como ele é. Conheçam um pouco dessa história:
"Nessa história Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, então no dia seguinte ele usou sua cor preferida".








Tenham um lindo dia!
Andréa Cavalcante

domingo, 16 de fevereiro de 2014

PSICOMOTRICIDADE - MOVIMENTAÇÕES COM PROGRESSÕES





 Olha quantos aspectos podem ser trabalhados utilizando estes cartazes:


  • Atenção;
  • Percepção auditiva e visual;
  • Memória;
  • Esquema e imagem corporal;
  • Percepção espacial e corporal.

Atividades propostas:

1. MOVIMENTOS COM APOIO VISUAL:
Espalhe as crianças na sala vazia ou na quadra e mostre os cartazes, um de cada vez. Cada um deles traz um desenho de uma criança em uma posição diferente. Todas, os alunos devem reproduzir estas posições ao mesmo tempo, movimentando-se.

2. MOVIMENTOS COM ORDENS VERBAIS:
Nesta parte as crianças recebem apenas solicitações verbais e não observam mais os desenhos.

3. DUAS MOVIMENTAÇÕES EM SEQUÊNCIA:
As crianças devem realizá-las na ordem que você solicitar. Por exemplo: em pé com as mãos na cintura e, depois, sentadas com as mãos na cabeça.

REGRA: as crianças só podem realizar as movimentações quando ouvirem o sinal do apito da professora.

4. HORA DE AS CRIANÇAS CRIAREM: 
Fale uma parte do corpo e peça para as crianças criarem um movimento com ela. Difícil? Tente e veja como elas são criativas.

Outra brincadeira que já fiz com as crianças e que elas se divertem bastante, é a BRINCADEIRA DA ESTÁTUA. Mostrar um cartaz para que elas memorizem e, em seguida ao som de uma música, solicitar que dancem à vontade.  Ao parar a música as crianças deverão ficar estátua na mesma posição do cartaz mostrado.(Andréa Cavalcante)

Guia Prático para Professoras de Educação Infantil