domingo, 28 de abril de 2013

Literatura na Educação Infantil

Literatura na Educação Infantil: para começar, muitos livros

Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche e pré-escola para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo

Todos os especialistas concordam que, num país como o Brasil, a escola tem um papel fundamental para garantir o contato com livros desde a primeira infância: manusear as obras, encantar-se com as ilustrações e começar a descobrir o mundo das letras. É nas salas de Educação Infantil que você, professor, deve apresentar os diversos gêneros à turma. Nessa fase, o que importa é deixar-se levar pelas histórias sem nenhuma preocupação em "ensinar literatura". Ler para os pequenos e comentar a obra com eles é fundamental para começar a desenvolver os chamados comportamentos leitores.

Por que ler
Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários - percurso que vai se estender até o fim do Ensino Fundamental.

Quem lê
Como a maioria das crianças de creche e pré-escola não é alfabetizada, a leitura deve ser feita pelo professor. Mas é essencial deixar que todos manipulem os exemplares. Incentive-os a folhear as páginas, observar as imagens e os textos e levar as obras para casa.

Como ler
Existem dois modelos básicos: o contato pessoal da criança com o livro, como foi explicado acima, e a roda de leitura, em que o professor lê para toda a turma. Nesse caso, é preciso sempre planejar a atividade, da escolha do texto às formas de interação. "A apresentação, a seleção e a preparação prévias, os motivos explicitados, a consideração do leitor, o incentivo aos comentários posteriores e o clima criado devem ser intencionais, e não obras do acaso", explica Virgínia Gastaldi, formadora do Instituto Avisalá, em São Paulo, no texto Quem Conhece Pode Escolher Melhor. Da mesma forma, o momento da leitura exige postura adequada, entonação de voz e uso correto das ilustrações para ajudar a conduzir a narrativa. No fim, é muito importante coletar as impressões da garotada, o que pode ser feito com perguntas simples: de qual parte da história cada um mais gostou (e por quê), o que chamou mais a atenção em cada personagem, qual ponto provocou mais alegria (ou medo, preocupação etc.). Esse momento de pensar sobre o que foi lido e expressar opiniões é um comportamento típico de quem gosta de ler - e vale para toda a vida. E não se esqueça de que essas opiniões podem (e costumam) ser diferentes. Essa troca também é boa para estimular os pequenos a aprender a ouvir o que os outros têm a dizer.
Quando ler
Já é amplamente sabido que a leitura deve ser uma atividade diária na Educação Infantil. Mas nunca é demais lembrar que as crianças pequenas não têm paciência para ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. Portanto, reserve dez ou 15 minutos por dia no início dessa "caminhada". Sobrecarregar os pequenos pode transformar a hora da leitura num momento chato. E, aos poucos, vá aumentando esse tempo. À medida que criam o hábito da leitura, os pequenos começam a prestar atenção em histórias mais longas.

Onde guardar os livros
É muito comum cada sala de Educação Infantil ter um cantinho de leitura, com uma pequena estante. O ideal é que todo o acervo fique ao alcance das crianças (perto do chão e sem obstáculos entre obras e leitores). "Nessa fase da escolarização, o educador deve ensinar os cuidados básicos que devemos ter com o livro", diz Renata Junqueira, coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Maria Betty Coelho Silva (CELLIJ), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente.

O que ler
As histórias de ficção (como os contos de fadas) são as que mais encantam as crianças, mas é importante oferecer a elas diversas obras para que criem um repertório amplo. Como explica Renata, "os livros são um ótimo caminho para ampliar o universo cultural dos pequenos porque permitem entrar em contato com situações desconhecidas". Virgínia, em seu texto sobre a leitura na Educação Infantil, dá outra dica preciosa: "Preocupe-se com a qualidade literária, e não com o conteúdo moral". Isso não quer dizer que você pode escolher histórias amorais, mas que uma história bem escrita tem mais chances de prender a atenção de todos. Por isso, fique sempre com os textos que têm descrições ricas, misturem mistério e comédia e estimulem a imaginação, criando uma aventura interessante (no quadro abaixo, confira algumas indicações para turmas de Educação Infantil). E fuja dos materiais "escolarizados", cujo principal objetivo não é entreter a criançada, mas apenas ensinar que isso é o pato e aquilo é azul ou verde, sem nenhuma preocupação com a linguagem literária.
Os erros mais comuns
- Ignorar as opiniões das crianças. Ouvir as considerações da turma e estimular esse compartilhamento ajuda a criar o gosto pela literatura.

- Impor uma interpretação. Ao terminar o livro, o educador "resume" sua visão da história - e não percebe que ninguém é obrigado a ter a mesma opinião.

- Substituir o livro por figuras ou fantoches. Variar o modo de ler é desejável - mas não se pode esquecer que a hora de leitura precisa... de um livro.

- Ater-se aos clássicos. As crianças adoram os contos de fadas, mas é essencial apresentar outros gêneros, como a poesia.
 
Elisa Meirelles (elisa.meirelles@fvc.org.br).
Com reportagem de toda a equipe de NOVA ESCOLA e
NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR

28 de abril - Dia da Educação


sábado, 27 de abril de 2013

Ponteira de Cordeiro-E.V.A

Olá!!!
Depois de uma bela apresentação de Páscoa, minhas crianças levaram esses lindos lápis com a ponteira de cordeirinho.
Não ficaram lindo?! 
Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante

Avental de Páscoa - Cordeiro

Olá!!!
Fiz esse avental ser usado na apresentação de Páscoa. As crianças ficaram lindas!!!
 
 
 
 
Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante

PORTA ESCOVA DE DENTE

Olá!!!
Agora que estou aprendendo a costurar, não quero parar mais! Olha o que fiz para guardar as escovas de dente das crianças. Amei!
 
 
Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante

BICHINHOS DE JARDIM FEITOS COM E.V.A

Olá!!!
Fiz esses bichinhos para colar nos cartões de aniversário das minhas colegas de trabalho.
O que você achou?  

 
 


Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante
 

domingo, 21 de abril de 2013

Brinque com seus filhos

    
     Brincar faz parte do desenvolvimento da criança. Brincando a criança vai descobrindo o mundo, como ele funciona, como as pessoas se relacionam. Ao brincar a criança aprende, desenvolve a criatividade, sua imaginção, a socialização com outras crianças e com os adultos, amplia a coordenação motora global.

     As brincadeiras criam situações para a criança aprender a respeitar regras, condições necessárias para fazer parte da sociedade. Além de ser um direito da criança, brincar é uma forma da criança expressar seus sentimentos. Momentos de brincadeiras, de jogos, de aventuras e travessuras são guardados carinhosamente na lembrança e acompanham o adulto sempre.
     Sendo a brincadeira fator tão importante na infância, certamente precisa ser considerado pelas famílias, que devem oportunizar brincadeiras aos seus filhos e participar delas com eles.
     Ao brincar com seus filhos, os pais ampliam seu vínculo, proporcionam o diálogo que é fundamental entre eles durante toda a vida. Nas brincadeiras, os pais devem envolver-se e interagir com seus filhos, criando um momento agradável. Por isso, procure sempre entrar no mundo da criança de modo que todos se sintam felizes. Não se preocupe em pensar que, ao brincar com seu filho, estará perdendo a autoridade sobre eles. De forma nenhuma. As crianças compreendem perfeitamente quando o momento é de brincadeira e quando o momento é sério.
     Compartilhe com seus filhos atividades que fez durante a infância e lhes ensine suas brincadeiras prediletas daquela época. Aprenda também a brincar com seus filhos, afinal a escola sempre apresentará novidades e a criança se sentirá muito feliz em poder lhe ensinar algo novo.
 
(Campanha Caminhando para a Cidadania - Colégio Primeiro de Janeiro)
 
FONTE: Coleção mais cores. P. 37. Editora Positivo
 
Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante
 

sábado, 20 de abril de 2013

Projeto Viver Valores

Olá!!!
Gente, vi essas imagens de banners da coleção Projeto Viver Valores da Editora Construir e amei! Me encantei ainda mais com a forma de como é trabalhado. Em cada unidade é apresentado um valor específico que será trabalhado em todas as disciplinas, o que facilitará a interação dos conteúdos que serão estudados.
2 anos

3 anos
 


4 anos



5 anos



1º ano







2º ano






3º ano






4º ano
 
 
 
 
 



5º ano








Obrigada Marcia Cavalcante!
 Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante