quarta-feira, 13 de março de 2013

Cantinho do Pensamento


Cantinho do Pensamento

Já vi na TV em um programa de comportamento infantil. É uma pena que não posso citar nome aqui, mas todos já devem ter entendido do que estou falando. Voltemos ao assunto. A terapeuta indica que a criança fique em um canto pensando sobre o que fez, refletindo o seu erro.

 

Vamos pensar juntos na cena. Vejo algumas crianças sentadas no cantinho do pensamento, mas estão a fazer de tudo, menos pensando. Outra coisa: será que as crianças têm condições de repensar suas atitudes de fato? Digo, possuem consciência do certo e errado com tão pouca idade?

 

Eu conheço e vocês também, adultos que não conseguem pensar e repensar seus atos. Por que exigir isto dos pequenos desta forma? E pais e professores têm esta “mania” de exigir este comportamento.

 

Então o que fazer para que a criança pense e repense sobre suas atitudes?

 

Isto é um comportamento que tem que ser ensinado. Crianças com menos de 8 anos não sabem pensar e refletir sozinhas. Você, adulto, deve ensinar isto a elas. Sei que nas horas em que as crianças fazem algum tipo de comportamento, que você pai/mãe não aprova, muitas vezes elas conseguem tirar você do sério, e acabam vencendo por chantagem ou até mesmo por choros.

 

Esta não é uma tarefa fácil, mas o autocontrole é fundamental nestas horas. Calma e paciência para solucionar esta situação são as melhores saídas, gritar; xingar, se descabelar não são atos mais corretos. Deixar a criança pensando neste momento não a levará a refletir e poderá piorar a situação.

 

O melhor a fazer é esperar a sua raiva passar e depois conversar com as crianças sobre seus erros. Assim você educa.


Postado por Drª. Vanda Minini às 19:01
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut