terça-feira, 29 de maio de 2012

JOGO DA RECICLAGEM

Olá pessoal!
Olha uma sugestão de jogo bem interessante, onde as crianças terão que selecionar o lixo colocando-os em suas respectivas lixeiras. Beijos! Tenha um feliz dia!

domingo, 27 de maio de 2012

VAMOS ALEGRAR A TERRA?

Olá pessoal!
Que tal conscientizar nossos pequenos, envolvendo-os numa dramatização sobre a importância da preservação do nosso meio ambiente?

DRAMATIZAÇÃO

TERRA: Estou muito triste e doente.
PROFESSORA: Por que será que o Planeta Terra está com tantos problemas?

CRIANÇA 1: Porque estão jogando lixo e poluindo as águas dos rios e dos mares... (vai até o planeta e cola o lixo no mar).
CRIANÇA 2: Também estão poluindo o ar com fumaça e gases... (vai até o planeta e cola a fábrica. Outra criança cola o carro).
CRIANÇA 3: Estão cortando as árvores, desmatando as florestas... (cola a árvore).
CRIANÇA 4: Tem gente queimando as árvores e plantas, prejudicando a natureza... (cola o fogo).
CRIANÇA 5: Estão matando animais, por isso alguns estão em extinção... (cola a ave).
TODOS: O que podemos e devemos fazer para preservar o nosso Planeta?

Todas as crianças de mãos dadas em volta do Planeta Terra, cantam e dançam a canção abaixo, paródia da melodia "Marcha Soldado".
 

CUIDANDO DA NATUREZA
(Paródia da canção Marcha Soldado)

Vamos cuidar            
Da mãe Natureza            
Preservando a vida 
Do nosso Planeta
 
Não desperdicem água
Para não faltar 
Separe todo lixo            

Para reciclar

Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores

Não poluam o ar
Isso não é legal 
Na certa vai causar                       

O aquecimento global

Vamos trabalhar  
Nessa tarefa urgente
Para preservar
O nosso meio ambiente
                     
FONTE: Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil - 2007


Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante  

        






BONECO CABELUDO

Olá pessoal!
Segue sugestão de atividade bem interessante para o Dia do Meio Ambiente. Tenho certeza que os nossos pequenos irão amar!

ORIENTAÇÕES - BONECO  CABELUDO
  1. Deixá-lo submerso em água por 3 minutos.
  2. Colocá-lo no pratinho.
  3. Regá-lo de 2 em 2 dias, colocando água só no pratinho.
  4. Não deixá-lo exposto direto ao Sol.

Você pode pedir para que as crianças façam registros das observações diárias.
Incentivar cada criança a dar um nome para o seu boneco, registrando em uma espécie de crachá.

Espero que gostem!
Tenha um dia feliz!!! Andréa Cavalcante


Indiscipina na Educação Infantil

Veja como "cuidar" é sempre a palavra-chave

Podemos falar em"indisciplina" quando tratamos de Educação Infantil? Essa é uma pergunta que há tempos vem atraindo a atenção de educadores no país. O professor Joe Garcia, mestre e doutor em Educação, pesquisador e conferencista, acredita que, nessa faixa etária, o trabalho com disciplina deve ser uma forma de cuidado, por meio da qual a criança aprende a cuidar de si e dos outros. "A indisciplina é consequencia de uma sociedade que anda descuidada consigo mesma", afirma. A seguir, você lê outras importantes considerações sobre essa questão.

"As crianças trazem para a escola o que sentem"
Por não ser muito abordada na Educação Infantil, a questão da indisciplina acaba sendo tratada nessa fase escolar da mesma forma como em outros níveis, ignorando-se, assim, o fato de certos comportamentos serem reflexos de algo que pode estar acontecendo na vida da criança. Rosangela Rodrigues Pinto, coordenadora pedagógica da Escola Koala, em São Paulo, chama a atenção para o quanto situações vividas em casa, como separação de pais, nascimento de um irmão, entre outras tensões, podem influenciar profundamente o aluno e suas atitudes no ambiente escolar. "As crianças trazem para a escola o que sente", diz a educadora.

A criança indisciplinada
Uma criança indisciplinada muitas vezes se recusa a cumprir tarefas ou a aceitar uma regra que foi determinada pela professora, como arrumar os materiais após uma atividade. Comportamentos disruptivos, como correr pela sala, gritar chorar ou mesmo conversar com colegas durante uma atividade, também podem ser atitudes comuns de alguns alunos.Para Rosangela Pinto, "a agitação das crianças é normal graças a vida atual". Porém, brigas físicas,toque inapropriados e conflitos verbais podem mostrar que algumas ainda não conseguem assimilar o significado do respeito aos colegas.

Trabalho em equipe
Educar uma criança pode, certamente, ser considerado um trabalho em equipe. Embora sejam relações diferente, tanto os professores quanto os pais têm papéis essenciais na formação do indivíduo durante seu percurso escolar. Como aponta a coordenadora Rosangela Pinto, os pequenos estão passando cada vez menos tempo com os pais, sobretudo quando cursam períodos integrais, passam a manhã e tarde na escola. Com esse fenômeno, hábitos que anteriormente eram ensinados apenas em casa, como usar o banheiro, passaram também a ser responsabilidades dos professores. "Escola e família devem estar entrosadas no desenvolvimento da criança", reitera Rosangela.

Como lidar
Segundo o professor Joe Garcia, em se tratando de crianças da Educação Infantil, não existe uma maneira única de trabalhar a disciplina em sala de aula. Ele diz que tudo depende de como a escola entende por educar. "A disciplina deve ser trabalhada como uma aprendizagem em processo e não como requisito inicial", afirma Garcia.
Para Rosangela Pinto, o professor deve lidar com a criança de forma dinâmica,sempre buscando o interesse da classe e atraindo todos para a atividade a ser desenvolvida. "Ele deve  tom de voz e postura adequados para manter a classe atenta, mas sempre considerando o emocional de cada criança e repeitando os limites de cada uma".

DICA DE LEITURA
A Ética na Educaçao Infantil - O Ambiente Sócio-Moral na escola, de Rheta Devries e Betty Zan (Editora Artmed).









FONTE: Guia Prático para Professoras de Educação Infantil - Dez. 2007 - ano 5 nº 59
   

terça-feira, 22 de maio de 2012

PROJETO EMOÇÕES - FELIZ


Conhecemos a história do Caio do livro: Todo mundo fica... feliz! e enviei para casa o seguinte bilhete:





PROJETO EMOÇÕES - RAIVA

Para falar sobre o sentimento RAIVA, ouvimos a história Bia e a mansidão, uma abelhinha que gosta muito de trabalhar, mas que às vezes era muito esquentada e acabava brigando com seus amiguinhos, mas depois ela aprendeu que precisava ter mansidão, colocou tudo em prática, deixando todos ao seu redor mais feliz. Depois da história cada criança respondeu a questionamentos: “O que te deixa com raiva?” “O que fazer para resolver esse tipo de situação?”.