domingo, 27 de maio de 2012

Indiscipina na Educação Infantil

Veja como "cuidar" é sempre a palavra-chave

Podemos falar em"indisciplina" quando tratamos de Educação Infantil? Essa é uma pergunta que há tempos vem atraindo a atenção de educadores no país. O professor Joe Garcia, mestre e doutor em Educação, pesquisador e conferencista, acredita que, nessa faixa etária, o trabalho com disciplina deve ser uma forma de cuidado, por meio da qual a criança aprende a cuidar de si e dos outros. "A indisciplina é consequencia de uma sociedade que anda descuidada consigo mesma", afirma. A seguir, você lê outras importantes considerações sobre essa questão.

"As crianças trazem para a escola o que sentem"
Por não ser muito abordada na Educação Infantil, a questão da indisciplina acaba sendo tratada nessa fase escolar da mesma forma como em outros níveis, ignorando-se, assim, o fato de certos comportamentos serem reflexos de algo que pode estar acontecendo na vida da criança. Rosangela Rodrigues Pinto, coordenadora pedagógica da Escola Koala, em São Paulo, chama a atenção para o quanto situações vividas em casa, como separação de pais, nascimento de um irmão, entre outras tensões, podem influenciar profundamente o aluno e suas atitudes no ambiente escolar. "As crianças trazem para a escola o que sente", diz a educadora.

A criança indisciplinada
Uma criança indisciplinada muitas vezes se recusa a cumprir tarefas ou a aceitar uma regra que foi determinada pela professora, como arrumar os materiais após uma atividade. Comportamentos disruptivos, como correr pela sala, gritar chorar ou mesmo conversar com colegas durante uma atividade, também podem ser atitudes comuns de alguns alunos.Para Rosangela Pinto, "a agitação das crianças é normal graças a vida atual". Porém, brigas físicas,toque inapropriados e conflitos verbais podem mostrar que algumas ainda não conseguem assimilar o significado do respeito aos colegas.

Trabalho em equipe
Educar uma criança pode, certamente, ser considerado um trabalho em equipe. Embora sejam relações diferente, tanto os professores quanto os pais têm papéis essenciais na formação do indivíduo durante seu percurso escolar. Como aponta a coordenadora Rosangela Pinto, os pequenos estão passando cada vez menos tempo com os pais, sobretudo quando cursam períodos integrais, passam a manhã e tarde na escola. Com esse fenômeno, hábitos que anteriormente eram ensinados apenas em casa, como usar o banheiro, passaram também a ser responsabilidades dos professores. "Escola e família devem estar entrosadas no desenvolvimento da criança", reitera Rosangela.

Como lidar
Segundo o professor Joe Garcia, em se tratando de crianças da Educação Infantil, não existe uma maneira única de trabalhar a disciplina em sala de aula. Ele diz que tudo depende de como a escola entende por educar. "A disciplina deve ser trabalhada como uma aprendizagem em processo e não como requisito inicial", afirma Garcia.
Para Rosangela Pinto, o professor deve lidar com a criança de forma dinâmica,sempre buscando o interesse da classe e atraindo todos para a atividade a ser desenvolvida. "Ele deve  tom de voz e postura adequados para manter a classe atenta, mas sempre considerando o emocional de cada criança e repeitando os limites de cada uma".

DICA DE LEITURA
A Ética na Educaçao Infantil - O Ambiente Sócio-Moral na escola, de Rheta Devries e Betty Zan (Editora Artmed).









FONTE: Guia Prático para Professoras de Educação Infantil - Dez. 2007 - ano 5 nº 59
   

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