quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Adaptação

A adaptação é um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, ritmos e exploração de novos ambientes, entre tantas outras coisas (Revista Nova Escola). Pensando nisso estou postando algumas dicas para uma boa adaptação, retirada da coleção Educação Infantil.
Dicas para uma boa adaptação
Conquistar a confiança da criança com afeto e observar bem o seu comportamento.
Analisar a bagagem cultural que a criança traz, aproveitando as suas experiências, e a partir daí realizar o trabalho pedagógico.
Desenvolver um relacionamento afetivo e saudável entre as crianças.
Procurar conhecer a realidade de cada família e da comunidade a qual estão inseridos.
Ajudar a criança a refletir sobre seus sentimentos revelados nas ações que apresentar.
Permitir que a criança confronte a sua realidade com outras para que venha a ter um espírito crítico e uma visão mais ampla do mundo.
Ouvir a todos atentamente oportunizando a criança a se expressar.
Respeitar o ritmo de desenvolvimento da criança, considerando que as etapas evolutivas são alcançadas em momentos diferentes.
Trabalhar em rodas de conversas e em grupos para melhor entrosamento das crianças.
Estabelecer com a criança uma relação de confiança mútua, acreditando na sua possibilidade de desenvolvimento, prometendo assim o seu autoconceito positivo.



(e que devem ser repassadas em comunicado interno)
  • Quando deixar a criança na escola, não sair escondido para evitar o choro. converse sempre claramente, falando a verdade, deixando a criança tranquila que voltará para casa no horário de saída.
  • O choro não é a única manifestação na separação. A criança pode apresentar falta de apetite, insônia, vômito, diarréia, febre... Não desista no primeiro obstáculo, continue tentando e mostrando o lado bom desse novo momento de sua vida.
  • Quando for buscar a criança, ela pode chorar como desabafo das tensões desse período de adaptação. Não se intimide com isso, pois certamente ela aproveitou sua estada na escola.
  • É importante que os pais entendam esse processo como busca de autonomia e inicio da conquista da criança.
  • Se os pais constatarem realmente um olhar triste na criança, que abarque todo o seu estado geral, deve conversar com a professora procurando confiar nela. A professora é uma pessoa fundamental na vida da criança e os pais deverão estimular seu filho, quando ele estiver com medo, e mostrar-se o mais confiante possível.
  • Nunca caçoe ou deixe alguém caçoar dos temores da criança. Sabendo que eles desaparecerão por si só quando ela tiver experiência bastante para enfrentar as vicissitudes da vida.
O professor deverá ficar atento ao sentir que o processo de adaptação é algo que a criança faz, é algo seu, algo próprio que tem que elaborar, é uma conquista, um processo pessoal e voluntário. Por isso, o tempo deverá ser aceito e respeitado levando se em conta o ritmo de cada criança.


Algumas atitudes devem ser tomadas na hora de receber os alunos na escola para que eles se sintam seguros no novo ambiente. Isso pode ser feito de várias formas: por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e apresentações. Dessa forma, é importante: 
  • Apresentação das crianças usando atividades lúdicas, práticas e dinâmicas.
  • Levar as crianças para conhecer as dependências da escola, mostrando os perigos existentes e valorizando o que há de bom e interessante para elas.
  • Contar histórias curtas co fundo moral, de forma lúdica e dramatizada.
  • Cantar músicas variadas para que possam formar hábitos de rotina.
  • Decorar a sala juntamente com as crianças valorizando suas produções.
  • Realizar atividades em diferentes locais da escola. Ao ar livre, por exemplo.
  • Com a classe, registrar os combinados da turma - que são regras de convivência.
  • A criança quando ingressa na escola está cheia de dúvidas, fantasias e medos. Por meio da ação e de diferentes atividades que encorajam a criança em sua fase inicial, ela alcançará uma ótima adaptação. lembrando-se sempre de que no período de adaptação, mais do que nunca, a criança deverá sentir-se acolhida e amada.
         Adaptar-se é abrir a porta para o novo, que envolve mudança e mudança envolve desarrumação, permissão para que trocas sejam feitas e organização para conviver com as novidades. Para que o processo de adaptação seja notável, é necessário permitir e aceitar a angústia e ansiedade de todas as partes envolvidas. 

Fonte: Coleção Educação Infantil - Ano V - nº33

Aqui vocês poderão também ver algumas dicas de uma boa adaptação, como a confecção de um álbum de fotos, por exemplo, que farei com a minha turminha. Achei uma ídéia muito boa!
 http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/adaptacao-bem-feita-449821.shtml

Espero que ajude!
Tenha um feliz dia!

1 comentários:

Carla disse...

Amei!!!Obrigada pelas dicas maravilhosas...estou me animando para fazer um blog tb sobre o que estávamos conversando...bjs...boas férias...saudades...Carla Muzzi