sábado, 17 de agosto de 2013

TAPETE DAS FAMÍLIAS SILÁBICAS

Olá pessoal!!!
Achei o máximo a ideia do Tapete das famílias silábicas que vi na revista  Guia Prático de Educação Infantil. Resolvi fazer para trabalhar com minha turma.
Logo em seguida vocês poderão conferir o texto retirado da revista com os benefícios e como confeccionar um também... Espero que gostem!!!
 

 
Como ensinar as sílabas e a formação de palavras de forma lúdica
 
     Segundo a professora de Educação Infantil Nivian de Almeida Alves, do Colégio Scaranne/SP, quando a criança é estimulada, a aceitação do novo se torna simples e aprender a ler e a escrever pequenas palavras, nessa faixa etária, que é um grande desafio, fica mais fácil. “Conforme a criança vai evoluindo de um estágio a outro, é importante que ela conheça a grafia correta de algumas palavras. Por isso elaborei uma atividade para ajudar nesse processo de alfabetização”, diz ela. Para obter um bom resultado, as atividades propostas por Nivian devem ser trabalhadas de forma contínua.    
     Por meio da sondagem, a professora notou que as “dúvidas” quanto à escrita das palavras foram reduzindo e o aprendizado ficou mais estável.
Sendo assim, a criança aprende a ortografia de forma lúdica e vai consolidando a estabilidade motora do processo, concentrando-se na sílaba por escrever.
 
Veja, então, como colocar esses conceitos em prática:
Materiais utilizados:
TNT colorido (45 cm x 80 cm)
Diversos E.V.As. coloridos recortados em formato de um “bolso”
Alfabeto móvel
Família silábica móvel
Cola quente
Como fazer:
1. Cole os “bolsos” de E.V.A. no TNT.
2. Aplique as letras móveis do alfabeto em cada “bolso”.
3. Posteriormente, abasteça cada “bolso” com sua família silábica correspondente.
Procedimento:
Forme dupla ou grupo de três alunos e distribua os tapetes.
Apresente uma figura e peça para que o aluno diga o nome dela. Por meio do tapete, o aluno irá encontrar as sílabas correspondentes para a escrita dessa figura.
Ex.: PATA
PA encontrada no bolso da família silábica P.
TA encontrada no bolso da família silábica T.
Evolução
Conforme as crianças vão
evoluindo, além do ditado, trabalhe outras formas de ler e escrever como:
• Um aluno monta uma palavra e o amigo do lado lê a palavra formada;
• Um aluno faz o ditado e o seu companheiro monta as palavras, e assim por diante.
Papel do professor
O professor fica responsável
para o ditado (imagens/ figuras ou oral). É importante que nessa hora ele seja um  orientador no processo da formação da escrita e leitura.

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/121/artigo290504-2.asp

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