terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ideias de juntar e acrescentar - Os números nas quantias em reais

Olá pessoal!
  1. Confeccione dinheiro de brincadeira com os alunos.
  2. Explore inicialmente situações de identificação das quantias pelo número e pela cor da cédula.
  3. Pergunte aos alunos: "Qual o valor da nota verde?"; "Qual o valor da nota de 2 reais?"; "E da nota de 5 reais?"; "Onde aparece o número que identifica o valor da nota?".
 
 
4. Explore situações que envolvam trocas, propondo, por exemplo, questões como:
  • Quantas notas de 2 reais eu preciso ter para trocar por uma de 10 reais? 
  • Quantas notas de 5 reais eu preciso ter para trocar por uma de 10 reais?
5. Incentive os alunos a conversar sobre como encontrar a quantia total nos itens abaixo, por exemplo.
O aluno poderá encontrar a quantia total utilizando apenas a contagem.
É provável, também, que alguns alunos já dominem estratégias próprias de cálculo mental para adição. A troca de experiências entres os alunos nessa situação é muito rica.
 
 
6. Você também pode criar outras situações-problema envolvendo o uso das notas confeccionadas.
Por exemplo: com um folheto de ofertas de supermercado, pergunte aos alunos: "Com que nota eu posso pagar este pacote de bolachas? Vai sobrar trocos?"
 
 
Preparei essas estratégias acima para minha turma do Infantil V. Levei a notas dentro de um cofre para despertar curiosidades e perguntei se eles sabiam o que tinha dentro dele. 
Olha as crianças explorando as notas!
 
Espero que tenham gostado!!!





 
Andréa Cavalcante

 

0 comentários: