Olá pessoal!
- Confeccione dinheiro de brincadeira com os alunos.
- Explore inicialmente situações de identificação das quantias pelo número e pela cor da cédula.
- Pergunte aos alunos: "Qual o valor da nota verde?"; "Qual o valor da nota de 2 reais?"; "E da nota de 5 reais?"; "Onde aparece o número que identifica o valor da nota?".
4. Explore situações que envolvam trocas, propondo, por exemplo, questões como:
- Quantas notas de 2 reais eu preciso ter para trocar por uma de 10 reais?
- Quantas notas de 5 reais eu preciso ter para trocar por uma de 10 reais?
5. Incentive os alunos a conversar sobre como encontrar a quantia total nos itens abaixo, por exemplo.
O aluno poderá encontrar a quantia total utilizando apenas a contagem.
É provável, também, que alguns alunos já dominem estratégias próprias de cálculo mental para adição. A troca de experiências entres os alunos nessa situação é muito rica.
6. Você também pode criar outras situações-problema envolvendo o uso das notas confeccionadas.
Por exemplo: com um folheto de ofertas de supermercado, pergunte aos alunos: "Com que nota eu posso pagar este pacote de bolachas? Vai sobrar trocos?"
Preparei essas estratégias acima para minha turma do Infantil V. Levei a notas dentro de um cofre para despertar curiosidades e perguntei se eles sabiam o que tinha dentro dele.
Olha as crianças explorando as notas!
Espero que tenham gostado!!!
Andréa Cavalcante
0 comentários:
Postar um comentário