terça-feira, 13 de agosto de 2013

O PAPEL DO EDUCADOR - COMO LIDAR COM OS MEDOS DA CRIANÇA

"Quem é esse educador? É todo aquele que se dispõe a ajudar na formação e o desenvolvimento físico, intelectual e ético de um ser humano... As funções do educador transcendem e ultrapassam as do professor." (Içami Tiba) 

Olá!!! 
     Primeiramente, fiquei imensamente feliz com o convite feito por uma das coordenadoras, a Sidnéia, para planejar uma oficina para os professores do colégio, e depois com a participação ativa dos professores nesse encontro.
     Para entender os medos que nossas crianças enfrentam e como lidar com eles, primeiro falamos dos nossos medos, através de contação de história, dinâmicas, leituras de textos, etc.
     É importante perceber que temos um papel importante nesse sentido, de transmitir segurança aos nossos alunos. E como fazer isso? Abaixo vocês poderão conferir o material que preparei para o Encontro de Professores do Colégio Primeiro de Janeiro. Logo após se quiserem, podem deixar comentários ou sugestões, ficarei muito grata!
 
O PAPEL DO EDUCADOR

“A autoestima saudável reduz a ansiedade. Aranhas, trovões, relâmpagos, ficar sozinho no escuro e muitas coisas da nossa imaginação podem nos causar medo. Ouvir atentamente quais são os medos do seu filho (aluno) poderá ajudá-lo a se sentir valorizado e assegurar de que ele não se envergonhe por isso. Conversar com as crianças sobre estes sentimentos ajuda a desenvolver a autoconfiança necessária para adaptar-se a eles e perceber que, mesmo os sentimentos de maior medo, no final passarão.”

                                               Melbourne, psicóloga infantil

  • Hora da história: “Quando sinto medo”.

Levar os professores a uma sala escura e sob a luz de lanternas, contar a história do livro "Quando sinto medo", de Trace Moroney.
 
     Em seguida pedir que façam desenhos com giz de cera em lixas representando o que os fazem sentir medo. Depois numa roda de conversas pedir que falem sobre os seus desenhos, como lidam com isso e como fazem para superar o seu medo.

 


  • Dinâmica: Transmitindo segurança


“Vai aqui este pedido aos professores, pedido de alguém que sofre ao ver o rosto aflito das crianças: lembrem-se de que vocês são pastores da alegria, e que a sua responsabilidade primeira é definida por um rosto que lhes faz um pedido: Por favor, me ajude a ser feliz...”.

                                                         RUBEM ALVES
Em duplas, pedir que as professoras se dividam em “educador” e “aluno”.
O “aluno” estará de olhos vendados e o “educador” irá conduzi-lo durante um passeio pela sala.
O orientador verbalizará algumas situações “assustadoras” e utilizará alguns objetos nesse momento, como: aranhas de plástico,  tecido, etc., e o “educador” terá o papel de transmitir segurança ao “aluno” durante esse percurso.
Após a dinâmica, deixar que falem livremente sobre a experiência.
 
  • Leitura e discussão do texto: MEDOS (adaptação do texto retirado do site Guia Infantil).
 


Os medos são sentimentos totalmente normais nas crianças e bebês
Os medos podem aparecer em crianças de idade entre os 3 e 6 anos
Se seu aluno sofre por algum medo, é muito importante que lhe transmita tranquilidade, segurança, e o ajude a superar seus medos com muito carinho e compreensão. De uma forma geral, os medos podem aparecer em crianças de idade entre os 3 e 6 anos.
A criança ainda não entende o mundo que a rodeia e tão pouco é capaz de separar o real do imaginário. Nos primeiros anos de vida, a criança conhece a existência de personagens através dos contos, filmes, etc., daí, passa a inventar companheiros e personagens, inclusive situações imaginárias.
Os medos aparecem e desaparecem nas crianças
Alguns medos chegam a ser prejudiciais ao desenvolvimento da criança. No entanto, alguns temores podem fazer com que a criança evite algum acidente: por exemplo: medo de atravessar uma rua, medo de cair do balanço, medo dos animais, etc. São medos que ensinam a criança a ser mais precavida em situações que exigem mais cuidado.

Segundo alguns pesquisadores, os medos aparecem e desaparecem, e às vezes sem dar-nos conta dele. E mudam de acordo com o crescimento da criança. As crianças começam a ter medo das pessoas estranhas, objetos esquisitos, ruídos fortes, escuridão, e logo começarão a ter medo da morte, dos monstros, ladrões, etc. Muitos desses medos são induzidos pelo ambiente externo como os filmes, os contos, as histórias de amiguinhos, e outros estão fundamentados em experiências negativas em casa ou fora dela, e de fato podem ajudar aos pais e professores como alarme para identificar situações de algum maltrato ou abuso da criança.
Um dos medos mais comuns nos pequenos, é a angustiosa separação dos seus pais, o medo do abandono. Quando sua mãe o deixa numa creche ou com outra pessoa e se vai, o bebê ou a criança não sabe quanto deve esperar para revê-la. É aí que aparece o medo da perda definitiva, já que a criança não tem capacidade de medir o tempo. Mas à medida que a criança amadurece, vai conhecendo com mais profundidade a realidade, e assim superará seus medos. Não é possível acabar com todos seus medos porque estes lhes permitem entender o mundo e a sentir-se mais seguros em sua habilidade de lutar contra eles.
O que você NÃO deve fazer quando seu aluno sentir medo
Não devemos ignorar os medos das crianças
Tão importante como saber o que fazer é o que NÃO se deve fazer quanto à superação do medo de uma criança. É muito importante que os pais respeitem e busquem entender os medos que seus alunos têm. Os medos são inevitáveis, mas controláveis se a criança conta com a confiança e a ajuda dos pais, professores e responsáveis.
Conselhos que ajudarão a você e a seu aluno para que superem juntos o medo
- Não assuste seu aluno com histórias de ogros, fantasmas, bruxas, etc.,. Você tem que dizer-lhe que esses personagens somente existem nos contos e filmes.
- Não ria dos temores que seu aluno expressa. Se o ridiculariza ou zomba do seu medo, diminuirá sua confiança. Frases como: “não seja bobo”, “crianças como você não devem ter medo disso”, ou “ não tem vergonha de ter esses medos...”, não contribuirão para diminuir o temor que ele sente. Pelo contrário, o desanimará a compartilhar seus temores contigo.
- Não transmita mais medo ao aluno do que ele já tem. Ele necessita ter segurança e confiança. Não ignore seus medos. Não minta, por exemplo, dizendo-lhe que uma injeção não doerá ou algo parecido. Se mente sobre uma situação de medo, produzirá mais temor. Ajude-o a preparar-se para enfrentar a situação com verdade e honestidade. Se seu aluno tem medo de ir ao colégio, ouça suas razões, mostre sua sala de aula e diga-lhe o quanto irá aprender ali.
- Não obrigue seu aluno a passar por situações que ele tem medo. Os medos não se superam enfrentando-se a situação de uma vez por todas. Em lugar de ajudar, algumas vezes isso intensifica o medo. Seu aluno tem o direito de acostumar-se pouco a pouco com a situação que ele teme. Não o obrigue ver um filme do qual ele tem medo, ou que acaricie um cachorro que ele não gosta.
- Não o chame de covarde, ou infantil se o seu aluno se mostra temeroso diante de qualquer situação. Não o ridicularize. Isso não o ajudará em absoluto. O fará sentir-se inseguro, necessitado de carinho, solitário e sem compreensão.
- Não o obrigue a afrontar seus medos sozinho. Isso é um enorme erro. Nunca obrigue seu aluno a entrar no ambiente escuro se ele não quiser fazê-lo. Você provocará um aumento da sua ansiedade e contribuirá para esse medo aumentar e até perpetuá-lo. Além disso, o sentimento de não ser capaz de enfrentar a situação não o deixará sentir-se orgulhoso de si mesmo.
- Não ignore os medos do seu aluno. Se assim o fizer, a criança se sentirá perdida e só. Não encontrará a forma de enfrentar o problema e perceberá da sua parte, desinteresse e falta de carinho e de atenção.
Conselhos para ajudar seu aluno contra os medos
- É muito importante que escute seu aluno, permitindo-lhe que expresse todos os seus medos.
- Transmita afeto, proteção, tranquilidade e confiança. Dessa forma, seu aluno lhe contará sempre sobre seus medos, e poderá ajudá-lo que os supere e sinta-se mais seguro de si mesmo.
- Estimule seu aluno a expressar seus medos sem sentir-se ridicularizado nem envergonhado. Para isso é necessário que aceite os medos como reais. Conte a ele por exemplo de situações que te assustaram quando era pequeno e de seus medos.
-- Não perca a oportunidade de ensinar seu aluno como outras pessoas agem com confiança naquelas situações que ele tem medo.
- Elogie seu aluno cada vez que ele consiga avançar na superação do medo. Elogie seu esforço, seu êxito, sua valentia e sua decisão. Desta forma estará animando-o e dando-lhe mais confiança.
- Conte-lhe sempre a verdade. Às vezes é o desconhecido e a falta de informação o que provoca os temores no seu filho. Se ele se assusta com contos de ogros, bruxas, etc., diga-lhe que todos os personagens não existem na realidade e que vivem somente nos contos, nos filmes, etc. Repita muitas vezes se necessário.
Adaptação do texto:
 
  • Vídeo: Como Estrelas na Terra - Reflexão sobre o papel do professor (11 min.)
(Esse vídeo tem trechos do filme Como Estrelas na Terra. Vale a pena assistir o filme completo!!!)
 
 
E se alguém ainda tem medo do escuro, olha os tapa olhos que preparei para a equipe CPJ:
 
 
 
 
Olha como ficaram os professores. Que gracinhas!!!
 
 
 
Agradeço toda equipe CPJ pela participação e por contribuírem com o meu crescimento pessoal e profissional.
 
Espero que tenham gostado!!!
 

Andréa Cavalcante

 
 
 

 

 

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