Parece cedo demais para o carnaval? Resolvi postar aqui algumas sugestões de atividades que encontrei na coleção Educação infantil, para que tenhamos tempo de nos preparar para essa festa tão animada.
OBJETIVOS:
- Demonstrar o Carnaval brasileiro como forma de expressão cultural.
- Resgatar o brincar e o cantar como forma de participação na festa carnavalesca.
- Desvincular o significado - principalmente pela mídia - de que o Carnaval é sinônimo de sensualidade e bebedeira.
- Conhecer a história do Carnaval no Brasil e suas características.
- Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão.
- Desenvolver o gosto por poemas e músicas.
- Estimular o ritmo.
- Proporcionar liberdade de expressão.
- Desenvolver a criatividade e a imaginação.
- Trabalhar esquema corporal, lateralidade e psicomotricidade.
- Socializar.
1ª aula
- Inicie sondando conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema numa roda de conversas. Pergunte se gostam ou não de Carnaval, o que costumam fazer nesse período, se lembram da última comemoração. Oportunize para que todos se expressem.
- Num segundo momento, instigue a classe a lembrar palavras relacionadas ao Carnaval e liste todas elas num cartaz. A professora pode contribuir lançando novas e sondando se sabem seus significados. Registre o máximo de palavras possíveis.
- Com a lista pronta, proponha que as crianças ilustrem as palavras utilizando recortes e colagens com materiais diversos. Fixe o cartaz na sala de aula.
- Como tarefa de casa, peça fotos de carnavais anteriores da criança e de sua família.
2ª aula
- Novamente numa roda de conversas, explore as fotos que as crianças trouxeram de casa, comentando seus detalhes e oportunizando que cada um fale um pouco a respeito de sua história. Se possível, faça fotocópias das fotos para montagem de um mural e devolva as originais aos responsáveis. O mural pode conter as fotos e as falas mais marcantes dos alunos durante as conversas.
- Em um segundo momento, sonde se conhecem alguma música carnavalesca e, após ouvir as crianças, incentive a classe a conhecer algumas marchinhas tradicionais. Para que prestem atenção na atividade, proponha brincadeiras como: estátua, repetir o refrão batendo palmas, cantar dançando e passando por baixo de cordas ou rodando bambolês, batata quente - quando a música parar devem falar alguma coisa sobre o tema ou lançar uma pergunta, quando a música parar devem tocar em algo estipulado como: uma cor, um objeto, etc.
- Apresente, também, canções carnavalescas atuais como: samba enredo, axé, frevo e forró. (Gostaria de fazer uma observação em relação as canções. Acho importante sempre observar o conteúdo das letras antes de apresentar às crianças). Em seguida, converse sobre as diferenças de ritmos e melodias.
3ª aula
- Conte a história do Carnaval e apresente pequenos vídeos de carnavais nas diferentes regiões brasileiras. Permita que os alunos teçam comentários e façam comparações.
- Sonde qual tipo de comemoração é o preferido da classe e comente e pesquise a respeito da comemoração típica da região onde vivem.
- Finalize registrando por meio de desenho e escrita tudo que foi conversado e assistido.
4ª aula
- Confeccione máscaras e adereços carnavalescos com as crianças. Com as máscaras e adereços prontos, oportunize dramatizações improvisadas, desenvolvendo um interessante jogo simbólico. A professora deve participar para auxiliar a criação da história.
- Registre por escrito a história dramatizada criando o texto coletivo da classe.
5ª aula
- Como culminância, realize um baile bem animado na escola, com todos fantasiados, confete, serpentina, desfile de fantasias e brincadeiras. Cada turma pode apresentar sua música ou marchinha preferida numa pequena coreografia previamente ensaiada. Filme e fotografe tudo para os responsáveis assistirem posteriormente.
IMPORTANTE
- Respeite sempre as curiosidades, necessidades, interesses e idéias das crianças.
- Valorize a livre expressão.
- Desenvolva a oralidade e amplie ao máximo o vocabulário dos alunos.
- Adapte as atividades e realidade e faixa-etária de sua turma.
"O brincar funciona para a criança como o fantasiar e o refletir. A brincadeira é uma forma essencial de comunicação."
Tenha um feliz dia!
2 comentários:
O correto é postar a fonte e os créditos do autor do projeto.
Olá! É verdade, você tem razão. Prometo que ficarei mais atenta, pois não tenho a intenção de ficar com créditos que não são meus. Obrigada mesmo pela dica. Ah! Adoraria continuar recebendo sua visita e estou aberta a ideias e sugestões.
Postar um comentário