A coordenação motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo que
involuntariamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta consciência.
Através de movimentos com as mãozinhas para pegar objetos, depois os primeiros
passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o desenvolvimento da coordenação
motora.
Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc.
Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:
Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.
Classifica-se a coordenação motora em dois grupos.
Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc.
Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:
Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.
Classifica-se a coordenação motora em dois grupos.
- Coordenação motora grossa
Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc.
Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc.
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex:escrever,pintar,desenhar,recortar,encaixar,
montar/desmontar,empilhar,costurar,abotoar/desabotoar e digitar
Fonte:
TERAPIA OCUPACIONAL INFANTIL
JOHANNA MELO FRANCO
ESPECIALISTA CONCEITO NEUROEVOLUTIVO BOBATH INFANTIL FORMAÇÃO INTEGRAÇÃO SENSORIAL E MÉTODO TEACCH
johannaterapeutaocupacional@hotmail.com
www.twitter.com/joebela
johannaterapeutaocupacional@hotmail.com
www.twitter.com/joebela
2 comentários:
Oi Andrea, também amei todas as suas atividades, em especial ao "Projeto de incentivo a leitura"... Aproveitei todas as sugestões. E que continuemos trocando ideias.
Abraços.
Postar um comentário