As brincadeiras criam situações para a criança aprender a respeitar regras, condições necessárias para fazer parte da sociedade. Além de ser um direito da criança, brincar é uma forma da criança expressar seus sentimentos. Momentos de brincadeiras, de jogos, de aventuras e travessuras são guardados carinhosamente na lembrança e acompanham o adulto sempre.
Sendo a brincadeira fator tão importante na infância, certamente precisa ser considerado pelas famílias, que devem oportunizar brincadeiras aos seus filhos e participar delas com eles.
Ao brincar com seus filhos, os pais ampliam seu vínculo, proporcionam o diálogo que é fundamental entre eles durante toda a vida. Nas brincadeiras, os pais devem envolver-se e interagir com seus filhos, criando um momento agradável. Por isso, procure sempre entrar no mundo da criança de modo que todos se sintam felizes. Não se preocupe em pensar que, ao brincar com seu filho, estará perdendo a autoridade sobre eles. De forma nenhuma. As crianças compreendem perfeitamente quando o momento é de brincadeira e quando o momento é sério.
Compartilhe com seus filhos atividades que fez durante a infância e lhes ensine suas brincadeiras prediletas daquela época. Aprenda também a brincar com seus filhos, afinal a escola sempre apresentará novidades e a criança se sentirá muito feliz em poder lhe ensinar algo novo.
(Campanha Caminhando para a Cidadania - Colégio Primeiro de Janeiro)
FONTE: Coleção mais cores. P. 37. Editora Positivo
Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante
0 comentários:
Postar um comentário