domingo, 5 de janeiro de 2014

Atividades para a semana de acolhimento

Semana de acolhimento

Atividade I: Conhecendo os amigos da sua sala

 

 Objetivos:

  • Estimular a integração dos alunos, a oralidade e a organização em diferentes espaços;
  • Desenvolver a importância do bem-estar individual e coletivo;
  • Trabalhar com reciclagem e reutilização de materiais;
  • Identificar as diferenças individuais;

Materiais:

  • Bola feita com jornal e fita crepe ou bola comum.

Procedimentos:

Em roda, os alunos jogarão a bola um para o outro, sendo que o aluno que receber a bola deverá falar seu nome e uma coisa que gosta muito de fazer ou seu brinquedo preferido. É importante que a professora inicie a atividade se apresentando e passando a bola para um aluno. No início da atividade, a professora deve deixar que os alunos simplesmente joguem a bola ao som de uma música, sentados em roda; sempre que parar a música, o aluno que segurar a bola, deverá se apresentar ao grupo.

Avaliação:

Contínua, ao longo da atividade. No final, a professora deverá propor uma listagem com os nomes de todos os alunos. Essa construção deverá ser coletiva, os alunos falarão os nomes e a professora escreverá, montando a listagem, que deverá ficar na sala.

Atividade 2: Construindo a lista de chamada

Objetivos:

  • Reconhecer e escrever o próprio nome;
  • Explorar e conhecer diversos materiais;
  • Identificar os nomes dos colegas de classe;
  • Desenvolver uma imagem positiva de si e do grupo;
  • Estimular a autonomia;
  • Utilizar a linguagem oral e escrita como instrumento de informação e para se expressar de maneira respeitosa e construtiva.

Materiais:

  • Listagem produzida com o nome dos alunos
  • Tesoura
  • Fita crepe
  • Tiras de papel coloridas
  • Figuras em E.V.A
  • Cartaz de pregas

Procedimentos:

Em roda, separe a listagem com o nome de cada aluno e coloque-a no centro. Solicite para que cada um identifique seu nome e pegue-o na roda. Após esse processo, ofereça os materiais dispostos nas mesas para que os alunos montem a tira com o seu nome. Eles devem colar a primeira tira com o nome na tira colorida e poderão enfeitar com figuras.
 

Avaliação:

Em roda, cada aluno apresentará a sua ficha, dizendo os motivos da escolha da cor e figuras. A professora mediará a organização dos nomes em ordem alfabética em um quadro de pregas.
 

Atividade 3: Definindo as regras de sala

 

Objetivos:

  • Valorizar atitudes de respeito ao próximo, a si mesmo e à natureza;
  • Desenvolver noções de identidade e limites;
  • Utilizar a linguagem para se expressar de maneira respeitosa e construtiva;
  • Estimular o saber ouvir e respeitar a opinião do o outro e a autonomia;
  • Participar de situações de interlocução com colegas e professores.
 

 Materiais:

  • Cartolina
  • Caneta piloto
  • Fita crepe
  • Papel sulfite e lápis colorido

Procedimento:

Em roda, realize a leitura do livro infantil A Gente Pode...; A Gente não pode, de Anna Claudia Ramos e Ana Raquel, Editora DCL. Converse com os alunos sobre as coisas que podemos ou não podemos fazer e defina com eles as regras para a sala de aula. O professor deve sempre estimular para que todos os alunos participem com suas ideias, mediando a situação. Além disso, escrever na cartolina todas as ideias do grupo. Cada aluno pode fazer um desenho para ilustrar as regras da sala. Esses desenhos serão recortados, nesse início de ano pelo professor e colados no cartaz.
 

Avaliação:

Contínua. As regras poderão ser analisadas periodicamente e refeitas, mediante solicitação do grupo.
 

Atividade 4: Conhecendo o espaço escolar

Objetivos:

  • Estimular a autonomia;
  • Saber se deslocar em grupo pelo espaço da escola;
  • Respeitar as regras estabelecidas pelo grupo;
  • Atender aos comandos do professor;
  • Instigar a pesquisa;
  • Desenvolver as noções de lateralidade, atenção e a oralidade;
  • Utilizar diferentes linguagens.

Materiais:

  • Prancheta
  • Lápis
  • Papel sulfite
  • Cartolina
  • Caneta piloto

Procedimentos:

Convide os alunos para um passeio pela escola. Em cada local do colégio, eles devem parar e desenhar o que mais lhe chamou a atenção. Em roda, todos devem compartilhar suas ideias sobre o que viram. O professor poderá sugerir a construção de um texto coletivo para expor o espaço fora da sala e um mapa do colégio, solicitando que cada aluno diga o nome de um funcionário que encontrou pelo caminho. Em outro momento, em roda, o professor pode destacar o nome de cada funcionário. Esse material poderá ficar exposto na sala de aula por um período.
 

Avaliação:

Contínua, por meio da participação dos alunos.
 

Atividade 5: Movimentos dirigidos

Objetivos:

  • Conhecer o momento de sentar, de escutar e de participar;
  • Atender a comandos simples;
  • Identificar partes do corpo;
  • Movimentar as partes do corpo;
  • Imitar e identificar animais variados;
  • Locomover-se andando, correndo e desviando de obstáculos;
  • Subir, descer, equilibrar-se, rastejar, rolar e saltar;
  • Reconhecer a noção corporal e, conhecer os diversos movimentos corporais espontaneamente.

Materiais:

  • Local para locomoção dos alunos
  • CD

Procedimento:

Solicite que os alunos se desloquem livremente no espaço e ao seu comando, movimentem o corpo, conforme determinado: na ponta dos pés, agachado, pulando, andando de costas, imitando animais... Escolha um aluno por vez para ser o "mestre" da brincadeira.
 

Atividade com o CD:

Ao comando da música, estimule os alunos para que acompanhe com movimentos corporais.
 

Avaliação:

Contínua, no desenvolvimento da atividade o professor poderá observar o movimento da cada aluno.
 

 Créditos: Guia Prático do Professor de Educação Infantil - Número 127

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