domingo, 17 de junho de 2012

DISLALIA

Dislalia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
A dislalia (do grego dys + lexia) é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente.
A falha na emissão das palavras pode ainda ocorrer em fonemas ou sílabas. Assim sendo, os sintomas da Dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas.
De modo geral, a palavra do dislálico é fluida, embora possa ser até ininteligível, podendo o desenvolvimento da linguagem ser normal ou levemente retardado. Não se observam transtornos no movimento dos músculos que intervêm na articulação e emissão da palavra.
Em muitos casos, a pronúncia das vogais e dos ditongos costuma ser correta, bem como a habilidade para imitar sons. Diante do paciente dislálico costuma-se fazer uma pesquisa das condições físicas dos órgãos necessários à emissão das palavras, verifica-se a mobilidade destes órgãos, ou seja, do palato, lábios e língua, assim como a audição, tanto sua quantidade como sua qualidade auditiva.
As Dislalias constituem um grupo numeroso de perturbações orgânicas ou funcionais da palavra. No primeiro caso, resultam da malformações ou de alterações de inervação da língua, da abóbada palatina e de qualquer outro órgão da fonação. Encontram-se em casos de malformações congênitas, tais como o lábio leporino ou como conseqüência de traumatismos dos órgãos fonadores. Por outro lado, certas Dislalias são devidas a enfermidades do sistema nervoso central.
Quando não se encontra nenhuma alteração fisica a que possa ser atribuído a Dislalia, esta é chamada de Dislalia Funcional. Nesses casos, pensa-se em hereditariedade, imitação ou alterações emocionais e, entre essas, nas crianças é comum a Dislalia típica dos hipercinéticos ou hiperativos. Também nos deficientes mentais se observa uma Dislalia, às vezes grave ao ponto da linguagem ser acessível apenas ao grupo familiar.
Até os quatro anos, os erros na linguagem são normais, mas depois dessa fase a criança pode ter problemas se continuar falando errado. A Dislalia, troca de fonemas (sons das letras), pode afetar também a escrita. Um caso clássico característico portador de dislalia são os personagens Cebolinha da Turma da Mônica o Hortelino Troca-Letras ("Elmer Fudd") do Looney Tunes, e Ming-Ming, do Super Fofos que sempre trocam o "R" (inicial e intervocálico) por "L", no caso de Hortelino, o "R" final também é afetado.
Alguns fonoaudiólogos consideram que a Dislalia não seja um problema de ordem neurológica, mas de ordem funcional. Segundo eles, o som alterado pode se manifestar de diversas formas, havendo distorções, sons muito próximos mas diferentes do real, omissão, ato em que se deixa de pronunciar algum fonema da palavra, transposições na ordem de apresentação dos fonemas (trocar máquina por mánica) e, por fim, acréscimos de sons.
Dificuldade na linguagem oral, que pode interferir no aprendizado da escrita. A criança omite, faz substituições, distorções ou acréscimos de sons. Eis alguns exemplos:
  • Omissão: não pronuncia sons - "omei" = "tomei";
  • Substituição: troca alguns sons por outros - "balata" = "barata";
  • Acréscimo: introduz mais um som - "Atelântico" = "Atlântico".

sábado, 2 de junho de 2012

AMO DECORAR CAIXAS

POTES PARA GUARDAR JOGUINHOS

Olá pessoal!
Olha que simples reaproveitar materiais!
Decorei esses potes de sorvetes para minha filha guardar seu joguinhos. Usei adesivos e retalhos de EVA.
Beijos! Tenha um dia feliz!





Andréa Cavalcante

NÚMEROS FEITOS EM TAMPAS DE LATAS

Olá pessoal!
Pedi para que minhas colegas guardassem as tampinhas de latas e olha o que fiz.
Você pode trabalhar a associação de números e quantidades.
Eu estou explorando diversas possibilidades com minha turminha.
Ah! E a lata, você pode decorar para guardar as tampinhas.
Beijos! Tenha um dia feliz!





terça-feira, 29 de maio de 2012

JOGO DA RECICLAGEM

Olá pessoal!
Olha uma sugestão de jogo bem interessante, onde as crianças terão que selecionar o lixo colocando-os em suas respectivas lixeiras. Beijos! Tenha um feliz dia!

domingo, 27 de maio de 2012

VAMOS ALEGRAR A TERRA?

Olá pessoal!
Que tal conscientizar nossos pequenos, envolvendo-os numa dramatização sobre a importância da preservação do nosso meio ambiente?

DRAMATIZAÇÃO

TERRA: Estou muito triste e doente.
PROFESSORA: Por que será que o Planeta Terra está com tantos problemas?

CRIANÇA 1: Porque estão jogando lixo e poluindo as águas dos rios e dos mares... (vai até o planeta e cola o lixo no mar).
CRIANÇA 2: Também estão poluindo o ar com fumaça e gases... (vai até o planeta e cola a fábrica. Outra criança cola o carro).
CRIANÇA 3: Estão cortando as árvores, desmatando as florestas... (cola a árvore).
CRIANÇA 4: Tem gente queimando as árvores e plantas, prejudicando a natureza... (cola o fogo).
CRIANÇA 5: Estão matando animais, por isso alguns estão em extinção... (cola a ave).
TODOS: O que podemos e devemos fazer para preservar o nosso Planeta?

Todas as crianças de mãos dadas em volta do Planeta Terra, cantam e dançam a canção abaixo, paródia da melodia "Marcha Soldado".
 

CUIDANDO DA NATUREZA
(Paródia da canção Marcha Soldado)

Vamos cuidar            
Da mãe Natureza            
Preservando a vida 
Do nosso Planeta
 
Não desperdicem água
Para não faltar 
Separe todo lixo            

Para reciclar

Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores

Não poluam o ar
Isso não é legal 
Na certa vai causar                       

O aquecimento global

Vamos trabalhar  
Nessa tarefa urgente
Para preservar
O nosso meio ambiente
                     
FONTE: Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil - 2007


Tenha um dia feliz!!!
Andréa Cavalcante  

        






BONECO CABELUDO

Olá pessoal!
Segue sugestão de atividade bem interessante para o Dia do Meio Ambiente. Tenho certeza que os nossos pequenos irão amar!

ORIENTAÇÕES - BONECO  CABELUDO
  1. Deixá-lo submerso em água por 3 minutos.
  2. Colocá-lo no pratinho.
  3. Regá-lo de 2 em 2 dias, colocando água só no pratinho.
  4. Não deixá-lo exposto direto ao Sol.

Você pode pedir para que as crianças façam registros das observações diárias.
Incentivar cada criança a dar um nome para o seu boneco, registrando em uma espécie de crachá.

Espero que gostem!
Tenha um dia feliz!!! Andréa Cavalcante