domingo, 9 de setembro de 2012

História: O Lobo, a Borboleta e as Flores

História: O Lobo, a Borboleta e as Flores

ERA UMA VEZ UM LOBO CHAMADO BINHO, QUE VIVIA ANSIOSO ESPERANDO PELAS NOITES DE LUA CHEIA. ELE HAVIA SE APAIXONADO PELA LUA E PASSAVA NOITES INTEIRAS EM UMA INTERMINÁVEL SERENATA, UIVANDO E CONTEMPLANDO SUA AMADA:
___ AUUUUUU! AUUUUUUU!
SEU UIVO ECOAVA POR TODO O LUGAREJO. BINHO DORMIA O DIA INTEIRO. TAMBÉM PUDERA: PASSAVA A NOITE ACORDADO. UM BELO DIA, O LOBINHO, PREGUIÇOSO, SENTIU ALGO TOCAR EM SEU FOCINHO E ACORDOU MUITO BRAVO. ESSA BRAVEZA, NO ENTANTO, NÃO DUROU MUITO TEMPO, POIS BINHO FICOU MARAVILHADO COM A BELEZA DA INTRUSA BORBOLETA, QUE NÃO VINHA SOZINHA, MAS ACOMPANHADA DAS BELAS IRMÃZINHAS. ELAS POUSAVAM SOBRE AS COLORIDAS E PERFUMADAS FLORES, ANUNCIANDO UM NOVO AMANHECER. O LOBO, QUE NÃO É BOBO, DESCOBRIU QUE, ALÉM DOS ENCANTOS DA NOITE, VALIA A PENA ABRIR OS OLHOS MAIS CEDO PARA NÃO PERDER O MARAVILHOSO ESPETÁCULO DIÁRIO DA NATUREZA.
TEXTO E IDÉIA DE IZILDINHA HOUCH MICHESKI.
 
AS DOBRADURAS PARA TRABALHAR COM A HISTÓRIA:
O LOBO, A BORBOLETA E AS FLORES



 


FONTE: http://arco-ris.blogspot.com.br

PROJETO: PÁTRIA

Olá pessoal!
Sei que já é um pouco tarde, mas mesmo assim gostaria de postar algumas atividades que realizamos na Semana da Pátria. Foi uma semana de muitas descobertas.
 
1º momento:
Y Na roda de conversa falar sobre "O que é Pátria?". Deixar que as crianças falem livremente e observar suas respostas. Depois confeccionar um cartaz ilustrando nossa Pátria.

2º momento:
Y  Para que as crianças entendam melhor esse fato histórico, contar a história adaptando a idade delas. Mostrar uma imagem do dia 7 de setembro.

Y  Entregar para cada criança uma ficha com a palavra PÁTRIA e  pedir para completar a palavra com as letras faltosas. Depois solicitar que pintem as letras sorteadas pela professora, utilizando as cores verde, amarela e azul.
 
3º momento:
Y  INGLÊS – GREEN (VERDE) – Distribuir para as crianças as letras do alfabeto e deixá-las manuseando a vontade. Depois solicitar que separem as letras que formam a palavra BRASIL, estas estarão destacadas com a cor GREEN.
Depois na atividade de inglês, solicitar que colem grãos de arroz nas letras que formam o nome do nosso país.
4º momento:
Y  Apresentar o Hino Nacional ilustrado (Sugestão: Eventos Escolares)
Y  Entregar uma folha de papel para cada criança e canetinhas nas cores azul, amarela e verde. Colocar a música para tocar e pedir que prestem bastante atenção. Repetir a canção e solicitar que desenhem enquanto escutam o Hino. Ao final da atividade, organizar a turma em circulo e promover uma conversa. Perguntar se gostaram do Hino, se alguém já tinha escutado aquela canção e em quais ocasiões o Hino Nacional é executado (jogo de futebol, solenidades etc.).


 
 
 
 
 
 
 
5º momento:
Y  Passeata da Independência – Realizar uma passeata com os alunos caracterizados e com faixas. GRUPO DE DENÚNCIA: crianças com placas vermelhas, apontando as injustiças sociais (violência, fome, guerra); GRUPO ESPERANÇA: placas brancas, apontando as soluções (As crianças podem salvar o Brasil!); GRUPO VERDE: denunciando a destruição da natureza (Salve o verde! Não destruam a natureza!)
 
 
 
 Deixe um recadinho!!!
Y  Andrea CavalcanteY 

 

domingo, 19 de agosto de 2012

PROJETO LATAS QUE CONTAM

Olá pessoal!
  Este projeto na verdade foi uma idéia do meu esposo depois de lhe mostrar as latas que eu tinha decorado e comentado que levaria para que minhas crianças pudessem manusear materiais concretos, explorar os números e assim pudessem estabelecer a relação número e quantidade. No mesmo instante sentei na frente do computador e comecei a pensar em como faria isso... Enfim, abaixo vocês poderão conferir a importância do número no desenvolvimento da criança e uma sugestão de como isso pode ser trabalhado de forma lúdica e prazerosa. Espero que gostem!

 




POTES DE SORVETE DECORADOS



LATAS DECORADAS

Amo decorar latas!!!





Andréa Cavalcante

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Projeto Tesouros do Saber na revista!

Olá pessoal!
Estou muito feliz!!!
Turminha do Maternal II da escola Educativa, olha que alegria!!! Foi publicado na revista Guia Prático Educação Infantil, as atividades que desenvolvemos no projeto "Tesouros do Saber". Mais uma vez gostaria muito de agradecer a Deus, pois Ele é Aquele que me capacita, a minha família e amigos, que sempre me apóiam e torcem por mim, o pessoal da revista, a todos da escola Educativa, que acreditam no meu trabalho, aos pais que sempre contribuem para que o resultado seja positivo, e claro, aos meus pequenos, que me estimulam a buscar sempre o melhor de mim. Obrigada!!!





Andréa Cavalcante