quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

HISTÓRIA E MOVIMENTO - A FADA MADRINHA E OS BONEQUINHOS DE PAU

Olá!

Encontrei essa história na revista Guia Prático para professores de Educação Infantil (edição 106). Então resolvi colocar os acessórios de fada e contar para as crianças. Foi ótimo!!! Amei!!!

Objetivos:

 


     
  • Fazer com que a criança reconheça suas possibilidades cinéticas do corpo, por meio de movimentos que o afetem em sua totalidade.
  • Conhecer os segmentos do próprio corpo.

Por meio da história faça:

  1. Cartazes feitos de cartolina com imagens dos principais acontecimentos da historinha.
  2. Sente as crianças em roda e mostre os cartazes como se fosse um livrinho e contando a história.
  3. Após contar a historinha, peça a eles que deitem no chão e fechem os olhos e finjam ser bonecos de pau.
  4. A professora coloca seu chapéu de fada e pega sua varinha de condão e, ao som de uma música bem suave, dramatiza a história com as crianças.

 
*História criada pela professora de Dança Educacional em escolas de Educação Infantil, Nani Chefaly, que uniu a contação de história ao trabalho de esquema corporal. explorando não só a parte física das crianças, mas a imaginação.
  

FÁBULA: O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE

O RATO DO CAMPO E DA CIDADE

 
 
Depois de ler a versão da fábula de Esopo O rato do campo e o rato da cidade, convide os alunos a confeccionarem um rato reciclado, utilizando frasco de catchup vazio:

 
Aproveite a oportunidade para falar um pouco sobre os roedores. Nas cidades os ratos de esgoto podem causar doenças e é preciso tomar cuidado. Já os ratos silvestres são muito importantes para o equilíbrio da cadeia alimentar.
 
Trabalhe advinhas, quadrinhas e trava-línguas associados ao tema.
 
CRÉDITOS: Coleção Vai Começar a Brincadeira
 
 
 

ATIVIDADES MUSICAIS: CELEBRANDO O NATAL

 

 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

GESTÃO ESCOLAR: CRIATIVIDADE DO CORPO DOCENTE


 

CRIANDO MOVIMENTOS

CRIANDO MOVIMENTOS

Reproduza e recorte cada par de figuras, dobre ao meio, seguindo a linha tracejada, e cole, em uma vareta ou um lápis ou, ainda em um tubo vazio de caneta esferográfica.


Espere a cola secar. Então, gire a vareta entre as palmas das mãos. A visão alternada das figuras criará a ilusão de movimento: o pássaro bate as asas; a mão abre e fecha a torneira; o rosto muda de expressão.

 


Depois de pronta, a vareta com o rosto risonho e triste pode ser utilizada numa atividade de pesquisa de opinião. Cada aluno deve ter a sua vareta. Por exemplo, após o trabalho com o conto de uma história, o professor diz: "Quem gostou da história mostra a vareta com o rosto feliz". Os votos devem ser contados e anotados, de preferência numa tabela. Em seguida, o professor diz: "Quem não gostou da história mostra a vareta com o rosto triste". Esses votos também devem  anotados... É interessante somar todos os votos e comparar com o número de votantes, para ver se alguém deixou de votar. Depois perguntar: "O número de alunos que gostaram da história é maior ou menor que o número de alunos que não gostaram?".

CRÉDITOS: Coleção Vai Começar a Brincadeira

domingo, 15 de dezembro de 2013

O MISTÉRIO DO OVO

O MISTÉRIO DO OVO

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sugestões de atividades:

 
  1. Antes de ler a história para os alunos, faça uma sondagem para descobrir que ideia eles fazem da sequência de cenas. Diga que se trata de uma história de mistério (pergunte quem sabe o que é um mistério) e que eles ajudarão a descobrir. Pergunte, então, que título a história poderia ter, como acham que foram feitas as ilustrações.
  2. Após a leitura, pergunte aos alunos: 
  • Quantos e quais são os personagens da história?
  •  Como é a voz de cada animal?
  • Que outros animais vocês conhecem que botam ovos?
  • Será que todos animais que botam ovos têm penas? 

    3. Se possível, programe um passeio ao zoológico de sua cidade para que possam observar as características dos animais.
    4. Trabalhe com o masculino e feminino de nomes de animais...
    5. Incentive os alunos a "carimbar" a história, usando as pontas dos dedos, para que possam recontá-las... Se quiserem, podem "carimbar" a história mudando o final... Proponha que inventem suas próprias histórias.

Algumas ideias de desenhos com as impressões digitais:

 
CRÉDITOS: Coleção Vai Começar a Brincadeira